Vários artigos sobre o Alcaçus
Do Dicionário Aurélio - Século XXI
[Do ár. al-Xarq sEs, 'a raiz do alcaçuz', com metonímia.]S. m. Bot. 1. Arbusto da família das leguminosas (Glycyrrhiza glabra) cuja raiz, doce, é medicinal. 2. Subarbusto de cerrado, da família das leguminosas (Periandra mediterranea), cuja raiz, adocicada, o povo considera medicinal.
Há mais de 3 mil anos que os médicos chineses utilizam o alcaçuz para tratar distúrbios do fígado , e ainda hoje ele continua a ser o remédio popular para a hepatite, a icterícia, estômago dilatado e enjôos e vômitos.
A planta do alcaçuz, Glycyrrhiza glabra, e a similar, Astragalus glycyphyllos, o alcaçuz-selvagem, são oriundos da Europa Meridional e da Ásia Ocidental, e a séculos são utilizados nos países mediterrâneos. O alcaçuz chinês ou manchu, G. uralensis, é um parente próximo. A planta mais habitualmente utilizada é a G. glabra.
A pesquisa confirmou muitas das propriedades medicinais atribuidas ao alcaçuz. Ingrediente ativo importante é a glicirrizina, uma substância doce , branca, e cristalina quando em estado puro. É cinqüenta vezes mais mais doce que o açúcar e dá ao alcaçuz um gosto doce e agradável..
O alcaçuz é um demulcente ( agente suavizante) e espasmódico ( combate os espasmos musculares, como os que causam cólicas e alguns distúrbios dos brônquios ) . É um expectorante ( aumenta a produção de expectoração, permitindo que ela seja expelida mais facilmente na tosse) antitússico ( suprime a tosse ) , antiinflamatório e antialérgico sendo particularmente útil no tratamento da asma.
Geralmente é hepatoprotetor ( protege o fígado ) , e pode ser utilizado a curto prazo para aliviar as úlceras gástricas. Pesquisas recentes demonstram que o alcaçuz impede o desenvolvimento de bactérias e do tártaro dos dentes e , portanto, ajuda a evitar a cárie dentária.
Os outros ingredientes do alcaçuz podem dar-lhe propriedades antidepressivas, inibir a libertação de histamina e atuar como relaxante muscular. O alcaçuz é um laxante suave e pode ter efeitos desintoxicante em venenos como a estricnina.
Copiado do Dicionário de Medicina Natural da Reader,s Digest.
Alcaçuz
Nome Científico: Glycyrrhiza glabra
Características: Originário da Europa, o alcaçuz é uma planta arbustiva, variando de 1 a 2m de altura. Está aclimatada no Brasil. Tem flores cor-de-rosa arroxeada, em pequenos cachos em forma de espiga, e o fruto é uma baga oblonga, comprida, contendo várias sementes. A raiz é cilíndrica, enegrecida, amarela por dentro e de sabor adocicado. Desenvolve-se em campos secos, arenosos ou pedregosos.
Indicações e Usos: O suco do alcaçuz, de sabor adocicado, é bastante utilizado como edulcorante (corretivo de sabor) em preparados farmacêuticos e de confeitaria. A erva tem propriedades antiespasmódicas, diuréticas, antiinflamatórias, anti-sépticas e expectorantes. A medicina popular a utiliza no tratamento de úlceras pépticas, bronquites, tosses catarrais, rouquidão e acidez estomacal. Também pode ser empregado contra furunculoses. Externamente, por meio de bochechos, é utilizado contra inflamações bucais. Compressas de infusão da raiz auxiliam no tratamento da conjuntivite aguda.
Esta erva é muito apreciada para mascar por aqueles que pretendem abandonar o cigarro.
FICHÁRIO
Nomes Populares
Alcaçuz, madeira doce,raiz doce, alcaçuz da europa
Nome Científico
Glycyrrhisa glabra L / Família Leguminosas
Planeta
Mercúrio
Origem
As propriedades medicinais da alcaçuz são conhecidas há mais de 3000 anos. Egípcios e gregos o apreciavam pelo sabor suave e calmante.Arbusto que cresce sobretudo na Europa Meridional e na Ásia Menor.
Partes usadas
Raiz
Lendas eMitos
Característicase Cultivo
Planta arbustiva de 1 a 2 metros de altura, raízes fortes e volumosas, estolhos subterrâneos horizontais. Folhas compostas com visgo na parte inferior. Flores azuis ou lilazes, em pequenos cachos em forma de espiga. O fruto é uma cápsula alongada, contendo várias sementes.Desenvolve-se em campos secos, arenosos ou pedregosos. Colher rizomas e raízes de 4 mm de diâmetro.Secar à sombra.
Outras espécies
Alcaçuz da terra- periandra uruçú huê, vegeta espontaneamente no Paráná e SP. Raiz preta por fora e amarela por dentro. Caule esbranquiçado, folhas opostas, flores rosas ou azuis. Uso medicinal Moléstias inflamatórias e diuréticas.
Propriedades
Medicinal
Propriedades antiespasmódicas, diuréticas, antiinflamatórias, anti-sépticas e expectorantes. Auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, bronquites e tosses catarrais, rouquidão, feridas e furúnculos. Bochecho para inflamações bucais com infuso. Compressas de infusão da raiz acalmam conjuntivite aguda.
Como regulador intestinal: Colocar 100 gs de alcaçuz em pó em um pouco de água e misturar mais 20 gs de erva doce moída. Tomar uma colher de sobremesa à noite.
Infuso : Chá por decocção com 2 colheres de sopa de raiz moída para 1 litro de água, fervendo por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia sem açúcar. Para crianças reduzir a quantidade de erva para 1/3.
Compressas (uso externo) : Chá por decocção como anterior, aumentando a quantidade de erva para 6 colheres de sopa para 1 litro de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário